segunda-feira, 20 de novembro de 2017

The Palace of Mad King Ludwig


The Palace of Mad King Ludwig é um jogo onde estamos construindo cômodos em um grande palácio, e queremos ser a pessoa que mais contribui na construção.

O jogo é basicamente um tile-placement em que durante uma série de rodadas, temos a opção de colocar novos quartos no palácio ou colocar corredores, escadas para irmos aumentando o palácio.

Os novos cômodos tem vários tipos diferentes, e toda vez que posicionamos aumentamos um ponto daquele tipo em nossa planta, e isso ajuda na pontuação e a ganhar nossos cisnes (que são o recurso do jogo).

Vamos colocando cômodo por cômodo do palácio.

Como no seu irmão mais pesado (o Castles of Mad King Ludwig), sempre que fechamos todas as saídas de um tile, ganhamos um benefício, que vão desde peças especiais (como objetivos secretos) a pontos no final do jogo.

O tabuleiro onde compramos os tiles/quartos do palácio tem uma série de pilhas, a partir do momento em que a primeira se exaurir, os jogadores começam também a colocar peças de fosso que vão circundando e delimitando o espaço do castelo, além de serem um dos fatores que disparam o final do jogo.

Na entrada do palácio, tudo o que precisamos.

O barato do Palace of Mad King começa exatamente quando os primeiros tiles de fosso são colocados, você ir limitando o avanço do seu coleguinha, impedindo que ele feche aposentos ou precise ter que fechar tiles seus dá um toque estratégico bem bacana ao jogo.

O jogo vai avançando nessa colocação de cômodos até que o final dele seja disparado, ou por não conseguirmos mais colocar peças de fosso, ou se elas acabarem ou ainda se todas as pilhas de tiles de quarto se exaurirem.

Cada jogador tem uma planta, para marcarmos os avanços.

Aí somam-se as pontuações de avanços em cada um dos 8 tipos de quarto na sua planta, escadas para o subterrâneo (dando ponto para cada 3 tiles), set-collection de cisnes, objetivos secretos e abertos, algumas pontuações de quartos específicos, e quem tiver o maior somatório ganha.

Palace of Mad King Ludwig é o terceiro jogo de tile-placement do Ted Alspach (os outros dois são o Suburbia e o Castles of Mad King Ludwig) e apesar de ser o mais leve dos três, ainda assim é bem interessante, estratégico e com uma pegada de ir fechando o coleguinha que eu achei bacana.

E no final um palácio cercado por um lindo fosso.

Nenhum comentário: