segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Montana


Em meados do século XIX os assentamentos permanentes no meio-oeste americano começaram a aparecer, e com isso viajantes começaram a vir em busca de trabalho e fortuna com a mineração e com o trabalho nas fazendas, e você está nessa tentando prosperar nesse ambiente empreendedor.

Essa é a premissa de Montana, novo jogo do designer Rütiger Dorn (autor do Istanbul e do Karuba) e que foi apresentado em Essen desse ano.

Cada jogador tem no seu tabuleiro espaço para oito trabalhadores, um curral para seu gado e para sua produção de bens que variam entre cobre, pedra, grãos e abóbora.

Montana ainda com poucos assentamentos.

O jogo é uma corrida para ver qual dos jogadores consegue erguer os seus assentamentos todos primeiro, disparando assim o final do jogo.

A cada rodada os jogadores podem fazer uma de três ações possíveis : recrutar trabalhadores, colocá-los para trabalhar ou construir um dos seus assentamentos no mapa central do jogo.

O disco de trabalhadores.

O que o jogo traz de diferente é a forma com que recrutamos trabalhadores, Montana tem um disco com uma setinha, bem ao estilo Twister que você peteleca e onde cair você pega dois trabalhadores indicados, mas como temos aqui um euro, para mitigar essa sorte, você pode pegar um novo par de trabalhadores pagando um grão para avançar a seta do disco em uma casa (podendo avançar até sete casas no máximo).

Na ação de colocar os meeples trabalhando, temos um tabuleiro central com seis espaços distintos : Cinco deles são onde conseguimos recursos e dinheiro, e um deles temos um leilão bem interessante para conseguir transformar cobre e pedra pequenos em grandes, entre outras coisas.

No tabuleiro central as ações vão acontecendo.

Mas a corrida mesmo está na hora de construirmos os assentamentos. Na ação de construção, podemos fazer no máximo três assentamentos, caso deixemos de fazer algum deles ganhamos uma moeda por conta disso.

O grande lance das construções é que tem lugares que ao construir um assentamento você pode colocar dois tiles, também se colocar quatro assentamento seguidos pode colocar mais um tile, e ao construir perto de riachos recebe um cantil que garante uma rodada à mais (e pode determinar a vitória no jogo) ou construir nos terrenos com gado (que são trocados por bens).

No tabuleiro individual onde estocamos nossos recursos.

Montana é jogo de planejamento a curto e médio prazo, pois é um jogo bem dinâmico, de cobertor curto (jogos em que você quer fazer muita coisa, mas não tem muito tempo pra isso) e com regras bastante enxutas e de fácil assimilação.

 Assim como boa parte dos jogos do Dorn, ele é um jogo médio, elegante, e muito gostoso de jogar, apesar de andar meio abaixo do radar do hype de Essen, foi uma grata surpresa e parece que tem grandes chances de vir para terras brasileiras, então fiquem de olho!

No final, muitos assentamentos construídos.

Nenhum comentário: