segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Strasbourg


Lançado em 2011 pelo grande Stefan Feld, Strasbourg é um jogo basicamente de leilão, onde os jogadores são importantes famílias do Século XV tentando influenciar as Guildas de Artesãos além do Clero e da Monarquia para conseguir mais prestígio que as outras famílias.

O jogo roda durante 5 turnos, em cada um desses turnos temos 7 leilões, mas o grande barato do Strasbourg é justamente como funciona esse leilão.

Os jogadores recebem um deck de 24 que variam de 1 a 6 pontos de influência, no início de cada turno os jogadores vão comprando carta a carta até estarem satisfeitos para os leilões daquele turno.

A cada turno, uma série de leilões são efetuados.

Uma vez escolhidas as cartas, essas são separadas em pilhas que não podem ser mexidas (mas podem ser consultadas sempre pelo jogador) e que servirão como a influência que você vai usar nos leilões.

Vale ressaltar que as cartas são aquelas para o jogo todo, então esse planejamento é muito importante, é sabido que você não vai conseguir participar de alguns dos leilões, então focar na sua estratégia para ganhar aquele leilão pontual, é muito importante.

Basicamente você tem um primeiro leilão de influência do Clero + Corte, depois alternam-se 3 leilões das Guildas (são 5 Guildas distintas, então tem rodadas em que alguma não aparece), e 3 leilões para venda de produtos no mercado (para conseguir dinheiro).

Você separa as cartas de influência para dar os lances.

Os leilões dão direito a colocar seus familiares na cidade, e prédios/catedrais que dão pontos no final da partida, e após os 5 turnos do jogo vem a pontuação final que vai definir a família com mais prestígio entre todas.

Strasbourg é um típico jogo do Stefan Feld, com engenhocas para pontuar, um sistema bem inteligente de leilãoe em que você curte a jogatina e demora pouco mais de uma hora na partida, o único ponto ruim dele, é que é difícil de encontrar, mas se você conseguir sentar para uma partidinha, vale muito a pena.

Ainda vai colocando a sua família espalhada pela cidade.

Nenhum comentário: