sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Great Western Trail

No oeste americano, durante o século XIX, os vaqueiros faziam um caminho bastante longo para entregar seus vários tipos de gado em Kansas e assim ganhar seu suado dinheirinho, e para isso precisavam contratar gente especializada, passando pelos estabelecimentos para negociar e assim ser o Rei do Gado no final da partida.

Assim é Great Western Trail, chegando agora pela Conclave é o segundo jogo pesado do grande Alexander Pfister e é um euro em sua essência muito bacanudo.

O jogo não tem rodadas fixas, e na sua rodada o jogador precisa ir andando com seu vaqueiro (e suas vaquinhas) pelos espaços, que no início da partida são poucos e vão aumentando, dando mais opções de parada para os jogadores.

O caminho tortuoso até Kansas City.

A alma do jogo está nas construções e em como você vai utilizá-las de forma mais proveitosa, pois em cada parada você tem ações que vão te ajudar a cumprir objetivos, a construir os seus prédios, a ganhar grana e pegando novas vaquinhas.

A parte legal das vacas, é que é um deck-building, toda vez que você compra um novo tipo de gado, ele vai pro seu descarte, sempre que você necessitar repor a mão e seu deck estiver vazio, embaralha tudo para pegar uma nova mão. Então tentar otimizar cores diferentes de gado (você vai ganhar dinheiro por entregar diferentes) é bacana na hora de escolher.

As nossas queridas vaquinhas.

Outra coisa interessante são as ações auxiliares, que começam devagar, mas conforme você vai conseguindo colocar suas peças na ferrovia, elas vão ficando cada vez melhores e são muito úteis no decorrer da partida.

Após andar por toda a trilha, você finalmente chega a Kansas, e é lá que você vai vender seu gado, pode colocar fichas na ferrovia, e colocar novos trabalhadores numa trilha, e é essa trilha que vai determinar o final do jogo, então a velocidade com que o jogo flui, depender exclusivamente da forma com que os vaqueiros estão indo para Kansas, quanto mais rápido eles rodarem o caminho até lá, mais rápido a partida se torna.

A área de cada jogador, cheia de informações.

No final do jogo, várias coisas vão dar pontos aos jogadores, e no final quem tiver mais pontos é o Rei do Gado.

Great Western Trail não é um jogo de regras complicadas, mas é daquelas experiências em que a cada vez que você joga, vai tentar se superar, tentando estratégias diferentes e melhorando a cada partida.

Ainda prefiro o Mombasa entre os pesados do Pfister, mas acho que com mais partidas, a tendência é que fique difícil decidir qual o melhor (na dúvida, tenha os dois).

Os vaqueiros se cruzam bastante pelo caminho até Kansas City.

Nenhum comentário: