sexta-feira, 2 de junho de 2017

TOP 3 : Derivados de Catan

Se você tá nesse mundinho dos jogos de tabuleiro moderno, COM CERTEZA já jogou ou já pelo menos ouviu falar do Settlers of Catan.

Criado em 1995 pelo designer Klaus Teuber ele é o divisor de águas entre os jogos chamados clássicos e os jogos com mecânicas mais modernas e é ainda hoje porta de entrada para o nosso hobby e um dos jogos mais vendidos no mundo todo.

"Pai de todos", o indefectível, Settlers of Catan.

Mas você sabia que de 95 para cá o autor usou e abusou do nome Catan e diversas outras criações? E que algumas são inclusive bem superiores ao seu original? Bem, eu vou passar um TOP3 dos mais legais derivados de Catan.

Sente na cadeira, pegue seu barro e sua ovelha e me acompanhe.



O jogo original tem uma variante capenga para dois jogadores, até por que é um jogo que envolve negociação, então para corrigir isso em 96 o autor criou o Catan : Card Game, que é um jogo de cartas para 2 jogadores que capta totalmente o feeling do jogo original.

Em 2010 ele recebe uma repaginada, vira Rivals of Catan, e entra definitivamente no hall de grandes derivados de Catan, com sua forma inteligente de usar os recursos e de colocar as cartinhas de forma a montar a ilha de Catan, muito bacana e dá pra jogar on-line ou via app para conhecer.



Em 2005, Klaus Teuber lança o segundo jogo da série Catan Adventures (o primeiro foi o Candamir, mas fujam dele), onde estamos erguendo a primeira grande cidade da ilha de Catan com muros altos, prédios e a grande catedral.

Apesar de algumas similaridades Elasund é um dos jogos mais diferentes dentre os derivados, ele tem uma mecânica de construção dos prédios muito legal, com os jogadores disputando espaço com as permissões de construção ou passando por cima com prédios maiores.

Apesar de pouco conhecido, principalmente por aqui, é um jogo que eu particularmente gosto muito e vale a pena conhecer também.



Catan foi uma marca tão explorada depois do seu sucesso que em algum momento ia chegar ao espaço... E ele chegou em 99 com o excelente Starfarers of Catan.

Tudo no jogo é maneiro, o tabuleirão, as naves mãe, os encontros com novas raças alienígenas, a porrada contra piratas do espaço, e ele consegue fazer isso tudo mantendo o mesmo feeling do jogo original de uma forma totalmente diferente.

Hoje conseguir uma cópia dele é uma dificuldade danada, e ainda quem tenha inclusive as miniaturas das raças alienígenas para dar mais água na boca, mas se alguém chamar pra jogar uma partidinha do Starfarers, não recuse, você com certeza vai curtir MUITO a experiência.

 Settlers of America com seus trenzinhos.

Ainda existem várias outras derivações, outras bem legais também, como o Settlers of America e outras nem tão bem resolvidas como o Stuggle for Rome (coincidentemente os dois fazem parte do Catan Histories), e ainda há muito por vir, haja visto o sucesso que o Star Trek Catan fez, mas o que não dá pra negar é como o autor consegue tirar "barro de pedra" para manter o nome Catan mais vivo que nunca depois de mais de 20 anos de estrada.

Nenhum comentário: