quarta-feira, 8 de março de 2017

Qwixx + Qwixx Card-game


Qwixx é um filler lançado em 2012 que usa sequência de dados para fazermos pontos, na sua rodada o jogador lança 6 dados, sendo quatro deles coloridos.

Todos os jogadores então podem fazer combinações com os dados para marcar uma das quatro linhas do seu bloquinho, a linha vermelha e amarela vão de forma crescente (2 a 12) enquanto as linhas verde e azuis devem ser marcadas de forma decrescente (12 a 2), sempre que um valor é pulado não pode ser marcado depois (tipo, marquei 6 e 9, não posso voltar e marcar 7/8 nessa linha).

Joga os dados, e marca somatórios cor+branco ou branco+branco.

O lance da marcação é o seguinte, os jogadores combinam os dois dados brancos e marcam em qualquer linha, ou combinam um dado colorido somado a um dos dados brancos e marcam na linha da cor escolhida.

O jogador da vez é OBRIGADO a marcar em pelo menos uma das duas situações, caso contrário toma uma penalidade, os outros jogadores PODEM marcar o somatório dos dados brancos, caso não queiram não perdem nenhum ponto por conta disso.

Quando um jogador conseguir 5 ou mais marcações na mesma linha, fica habilitado a fechar aquela cor, quando duas cores são fechadas (ou um jogador marcar quatro penalidades) o jogo termina, pontos são somados e quem tiver mais ganha.

Na versão de cartas, os dados são substituídos.

No Qwixx Card-game o que muda é que são usadas cartas ao invés dos dados, que são dispostas na mesa para serem compradas, então você acaba tendo uma forma mais estratégica de marcar, embora ainda conte bastante com a sorte na hora de comprar as cartas (você tem um verso com um valor genérico e o outro lado com a cor referente a linha).

Ambos são jogos bastante divertidos, e bom para ter sempre à mão para os finais de semana com amigos, ou para aquela jogazinha da hora do almoço.

Nenhum comentário: