quinta-feira, 2 de março de 2017

Ludoteca Básica : Carcassonne


Lançado em 2000, Carcassonne é uma criação do designer Klaus-Jürger Wrede onde os jogadores se revezam para colocar tiles numa recriação da cidade do sul da França que leva o mesmo nome.

Conforme as peças são colocadas formam-se estradas, cidades, monastérios e pastos, e os jogadores precisam tomar cuidado ao colocarem suas peças, para não deixarem brechas paras os adversários tentarem tirar proveito daquela pontuação.

Cada partida, um mosaico diferente de cidade.

A rodada é super simples, você sorteia um tile, coloca na mesa (obedecendo as regras de colocação) e se desejar, coloca um dos seus meeples para assumir a posse da estrutura recém formada (caso deseje) ou aumenta uma estrutura sua previamente colocada.

Cada estrutura tem uma pontuação diferente durante o jogo e no final pontua-se as estruturas não finalizadas e os pastos, quem tiver a maior pontuação ganha.

Desde o seu lançamento o jogo já ganhou mais de 40 expansões e promos para o jogo base e versões que variam desde novos temas (como a recente versão Star Wars) a jogos que mudam a sua estrutura mas levam a mesma marca (como o The Castle de autoria do grande Reiner Knizia).

As mais diversas expansões que vão desde dragões
e princesas à vampiros e catapultas.

No Brasil ele foi lançado em três oportunidades, primeiro pela Devir, que acabou trazendo pouquíssimas unidades com um preço muito alto (para a época) e o jogo não deslanchou, depois rebatizado de Domínio de Carcassonne ele tem seu melhor momento vindo pela Grow que, apesar das críticas por parte da caixa e do fundo dos tiles, fez um excelente trabalho de divulgação e distribuição e agora de volta à Devir que está trazendo a versão mais nova junto com várias expansões.

Carcassonne foi um sucesso absoluto quando foi lançando, ganhando vários prêmios, incluindo o Spiel des Jahres de 2001 e foi através dele que a mecânica de tile-placement se popularizou, e a figura do meeple acabou virando o símbolo máximo de componentes dos jogos de tabuleiro modernos fazendo dele um jogo obrigatório na coleção.

A mais recente adaptação traz o universo do Star Wars ao jogo.

Nenhum comentário: