quarta-feira, 22 de março de 2017

Galaxy Trucker

A Sociedade S/A, uma empresa que constrói residências de baixo custo e redes de esgoto pela galáxia, estava quase indo a falência por conta dos altos custos de envio dos materias, quando teve uma grande sacada? Por que não contratar lou... ops, pilotos, dar-lhes livre acesso ao armazém de peças e deixá-los livres para construírem suas próprias naves e assim viajarem pelo universo?

Essa é a divertida premissa do Galaxy Trucker, lançado a 10 anos, ele finalmente chega ao Brasil, já falei da versão digital dele aqui no blog e agora vou explicar rapidamente o funcionamento de um dos jogos que fez despontar o grande Vlaada Chvátil para o mercado mundial.

O Galaxy Trucker tem três rodadas (viagens) compostas por duas fases distintas, a primeira é a fase de construção da nave.

A nave do Galaxy Trucker pronta para sua primeira viagem.

Cada jogador pega o seu tabuleiro, coloca o componente inicial (que é a cabine do piloto), prepara a pilha de componentes no centro da mesa e simultaneamente todos começam a escolha de peças para colocar na nave, e essa é um dos grandes baratos do jogo.

A montagem da nave é um grande quebra-cabeças, colocar espaços para carga, lasers para lutar contra piratas espaciais e meteoros gigantes, escudos defletores, mais cabines para pilotos (e até mesmo para hóspedes aliens), os propulsores para fazer a nave andar, tudo isso tentando não deixar conectores expostos (que é perigoso) nem espaços mal utilizados.

Todos os componentes que vão para a pilha de compras.

Uma vez que as naves começam a ficar prontas, os outros jogadores começam a correr contra o tempo para conseguirem terminar sem ficar com aquele "calhambeque" espacial e terem alguma chance de sobreviver a viagem.

 Com tudo pronto começa a segunda fase, a da viagem, temos um deck com 6/9/12 cartas que vão variando de dificuldade e podem trazer coisas boas (como planetas onde coletamos cargas e naves abandonadas com algum tesouro perdido) mas em que sua maioria trazem desgraça... Muita desgraça!

Temos piratas espaciais, meteoros de todos os tamanhos, zonas de combate entre outras coisas que se você não tiver feito uma nave minimamente resistente, vai acabar fazendo com que ela caia aos pedaços e será uma sorte se você terminar a viagem.

O jogo é tranquilo para jogar com a mulecada também.

Uma vez que você termine o voo, ganha dinheiro por quem chega antes, pela nave mais inteirona e também pela entrega de materiais, no final do terceiro voo quem tiver mais dinheiro é o melhor piloto.

Para mim, o Galaxy Trucker é ainda hoje, um dos grandes jogos do Vlaada, ele é muito divertido, tem a parte de puzzle que é uma delícia, e todos os detalhes são cuidadosamente caprichados (até quem já conhece a regra por outros, precisa ler o manual, é engraçadão). Um grande título que chega para nós e que vocês precisam ter na coleção.

O jogo base já chegou aqui, agora é esperar pelas expansões.

Nenhum comentário: