sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Nippon


Nippon é o terceiro jogo da dupla Paulo Soledade e Nuno Sentieiro e é situado durante a transição do Japão feudal para um Japão moderno iniciando o comércio com países ocidentais, e para isso depende dos chamados Zaibatsus, que são grandes conglomerados com poder na economia japonesa e bastante influência junto ao Imperador Meiji.

No jogo fazemos as vezes dos Zaibatsus tentando investir para aumentar a influência dentro do território japonês.

As regras são daquelas com muitos detalhes, inicialmente você tem no tabuleiro central com 5 áreas onde você pode pegar workers para fazer uma das 9 ações disponíveis.

Mesão cheio de informação, com arte linda.

As ações são das mais variadas possíveis : pegar indústrias, produzir, cumprir contratos, aumentar influências, entre outras.

Duas paradas que achei geniais no jogo. As rodadas não são fixas, tipo, você escolhe o momento em que quer consolidar sua posição, o que quer dizer, você vai contar a quantidade de cores dos trabalhadores que você pegou das ações, paga os salários e recebe mais dinheiro e carvão para suas indústrias.

Não acompanha, mas guardar os tokens nos dispensers
de shoyo, dão um charme especial.

Isso dá uma dinâmica bem diferente ao jogo, pois a cada consolidação você pode pegar um dos multiplicadores que vão te render pontos ao final do jogo, fora que ficam aqueles momentos de observação do tabuleiro dos adversários para tentar prever em que momento eles vão consolidar.

Outra coisa brilhante, é exatamente a mecânica de "worker takement". É muito interessante isso de você pegar os trabalhadores ao invés de ter trabalhadores para colocar nos espaços.

No tabuleiro individual, mais informação a ser levada em conta.

A solução dada no Nippon é muito inteligente (as cores diferentes) e o Nuno e o Paulo fizeram um esquema de ir repondo os workers fazendo com que todos possam realizar todas as ações sempre, a única questão é ela se tornar cara, caso você use um trabalhador de cor diferente.

O jogo se desenvolve durante sete transições e passa por três fases de pontuação quando na última vamos pontuar as várias áreas do jogo e quem tiver mais pontos ganha.

Nippon é um euro pesado, daqueles que você fica perdido no início da partida e quando você vai percebendo o que tem que fazer possivelmente já é tarde demais e você vai exigir novas partidas para jogar melhor. Brilhante!

Nenhum comentário: