sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Mombasa


Em Mombasa os jogadores são investidores em companhias baseadas em quatro pontos da África e tem com objetivo expandir os postos de troca por todo o continente e assim fazer com que as companhias que você tem mais ações, pontuem mais.

Basicamente, é um jogo de maximizar suas ações, você começa com um baralho de dez cartas e seleciona secretamente três durante a Fase de Planejamento da rodada. Depois de todos terem feito essa seleção, a partir do jogador inicial, essas ações são realizadas.

A Fase de Ações, contempla várias coisas que o jogador pode fazer, como expandir a companhia pela África, gastar bens para comprar cartas e outros benefícios, andar com o escriturário e o mercador de diamantes (que vão dar pontos no final e abrem novos espaços para ações) e por fim, colocar seu marcador de bônus em algum espaço disponível do tabuleiro.

Tabuleiro central do Mombasa, muita coisa acontecendo.

Agora, um dos grandes baratos do Mombasa é no final da Fase de Ações. O jogador sobe as três (ou mais no decorrer do jogo) cartas, e vai criando uma coluna e em todo início de rodada você pode voltar uma dessas colunas para sua mão e aquelas ações voltam a ficar disponíveis para você, enquanto que as outras ficam presas nas outras colunas.

Isso eu achei genial no jogo, pois além da seleção de ações, você ainda precisa de uma programação na hora de subir as cartas, para que quando a coluna volte para sua mão você consiga aproveitar ao máximo as cartas que retornaram junto com as que você ainda não gastou.

No tabuleiro individual a trilha do escrivão e do mercador.

No final de sete rodadas o jogo acaba, é feita uma contagem baseado na quantidade de pontos que os jogadores tem na trilha do escriturário, do mercador de diamantes, grana e principalmente multiplicando suas ações de cada companhia pela quantidade de grana mostrada na área do tabuleiro.

Achei Mombasa genial, um grande euro com decisões de "queimar a mufa" além de ter uma produção super caprichada, grande adição ao mercado nacional de jogos.

Esse e outros jogos estão disponíveis para jogar e comprar na  
http://www.gameofboards.com.br/
Rua Corrêa Dutra, 99 sobreloja 214 - Catete / Rio de Janeiro

Nenhum comentário: