quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Swords and Bagpipes


Todo mundo conhece a história imortalizada nos cinemas sobre as batalhas de Willian Wallace para libertar a Escócia da sua dependência da Coroa Britânica, e que em como muitas das vezes ele tinha que se virar sozinho pois os próprios clãs escoceses não tinham interesse nessa independência.

Pois bem, o pessoal da Mamute Jogos está com o financiamento do jogo Swords and Bagpipes, que de forma leve (mas ainda assim com todas rasteiras que o conflito envolvia) resgata um pouco desse período da história.

O jogo funciona de 2 a 6 jogadores, onde cada jogador é um dos clãs escoceses envolvidos no conflito e tem até 7 rodadas para garantir que a Escócia não seja massacrada pelos ingleses ou então sucumbe frente as investidas e no final que ajudou mais a causa (ou traiu menos seus compatriotas) ganha o jogo.

O mapa da Escócia, e a carta que indica com que força a Inglaterra irá atacar.

No início de cada rodada abrimos uma carta que nos diz a força com o qual os ingleses atacarão e alguma observação sobre mudança de regra para a rodada e a premiação dos jogadores no final, depois disso os jogadores devem começar a traçar suas estratégias.

Podemos usar cartas em determinadas situações, recrutamos gente para o nosso Castelo e depois decidimos quantos desses bravos soldados vão para o campo de batalha.

Depois de todos os jogadores terem feito sua jogada, secretamente cada clã decide se apoia os escoceses ou traiçoeiramente vai apoiar a investida inglesa.

A área de cada clã com alguns soldados no Castelo
e outros indo pro campo de batalha
.

No "campo de batalha" somamos as forças de cada lado, quem apoiou a Escócia ganha uma premiação pela participação, quando ganham é uma premiação boa, mas perdendo a batalha o prêmio é bem menor, caso você seja um dos traidores ganha um prêmio bom em grana, mas em contrapartida recebe uma cartinha de traidor.

Isso é o grande barato do jogo, mesurar quando você deve ser fiel a causa ou quando deve ser fiel a coroa, pois ajudando aos ingleses você tem ganhos maiores, ao passo que ao ajudar a Escócia você posterga o jogo e também pode ter mais chances de ganhar a partida.

Imagem promocional da campanha de FC.

O jogo pode acabar de duas formas, caso a Inglaterra ganhe o jogo, o jogador vencedor é aquele que tem o menor somatório das cartas de traição, e no caso do jogo terminar nas 7 rodadas, ganha o jogador com mais dinheiro.

O Swords and Bagpipes funciona bem como filler, mas não é um jogo bobo, com uma mesa boa dá pra ter partidas com grandes reviravoltas.

Nenhum comentário: