sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Expandindo o Catan para além mar

Os Navegadores estão partindo de Catan em busca de novas terras.

A pouco tempo fiz um comparativo entre as duas versões lançadas pela Grow para o Catan, agora com o lançamento da expansão Navegadores o que a galera quer saber é : Ele é compatível com as duas versões?

Recebemos uma cópia da expansão e vamos mostrar o que vem de novidade na caixa e a compatibilidade entre as versões.

Piratas, barcos e os portos que agora não ficam fixos ao tabuleiro.

Primeiro uma passada no que temos de novidades. As expansão vem com tiles novos, incluindo o veio de ouro (que quando sai o número você pode escolher o produto), as pecinhas de barco (que são como as estradas do jogo normal, mas servem como travessia marítima), o pirata (mesma função do ladrão, só que no mar) e 5 cartas de maravilhas (usadas nos cenários).

Setup montado com o Colonizadores de Catan,
alguma alteração de cor e nada mais.

O manual vem com a explicação das regras e com vários cenários pré-definidos e ainda ensina ao jogadores fazerem seus próprios cenários.

Agora quanto a compatibilidade entre as versões, elas são completamente compatíveis nos dois casos, o que talvez dê alguma diferença é na cor da primeira versão em relação a expansão, mas nada que vá alterar a jogabilidade.

O setup montado com o Catan - O Jogo fica sem diferença de cor.

Em alguns cenários, existem tiles que ficam virados com a face virada para baixo, nesses casos talvez dê algum problema por conta do verso, mas isso é facilmente contornável se deixarmos os tiles para serem sorteados em um saquinho ou na hora do setup tentarmos utilizar os tiles diferentes nas áreas abertas.

Enfim, se você tem a versão antiga do Catan, fiquei tranquilo que essa expansão vai funcionar super bom para você, e ela agrega muito ao jogo original deixando a experiência do jogo ainda mais bacana.

As maravilhas que podem ser construídas em alguns cenários
e são novas condições de vitória.

Um comentário:

Victor Borba disse...

Olá! é meio off-topic, mas não consegui achar no blog um email para contato. Gostaria de poder enviar um release e propor uma parceria para um jogo autoral que entrará em FC em breve. zodiacusbg.com.br

Obrigado pela atenção desde já