quinta-feira, 30 de julho de 2015

Resenha : Magic, The Gathering – Arena of the Planeswalkers


Heroscape é um dos maiores jogos de miniaturas colecionáveis de todos os tempos, talvez o maior. Tranquilamente, mais de 50 produtos diferentes foram feitos sobre o jogo antes dele sair de linha. Agora, o "motor" do jogo voltou no Arena of Planeswalkers, um jogo bem acessível (30 dólares) com algumas miniaturas pré-pintadas, alguns pedaços de cenário, vários dados e um tabuleiro levemente modular.

Arena of Planeswalkers é o "skirmish 101" ou seja, combate de miniaturas para iniciantes. As regras são super simples: Anda, ataca, bate, defende, alcance para bater e aquela linha de visão basicona de linha reta a partir da cabeça do bicho.

O Planeswalker pintado e seus asseclas.

Para a galera acostumada com Heroscape, a grande diferença fica por conta do deck de cartas. Você começa com algumas na mão, pode usar até 3 por rodada, compra 1 por turno e muitas ficam escondidas podendo usar em momentos circunstanciais "quando é atacado, quando alguém morre, quando causa dano... etc". Isso dá um efeito surpresa não muito comum em jogos de miniaturas e que casa bem com o Magic: The Gathering.
Para a galera familiarizada com card games, há feitiços, encantamentos e as instantâneas foram substituídas por cartas circunstanciais (idênticas às armadilhas do Hearthstone). Não há pilha e nem mágicas instantâneas. 

Tabuleiro customizável, bem no estilo Heroscape.

Arena of Planeswalkers é MUITO simples. O jogo é, obviamente, centrado nos Planeswalkers (algo como um comandante, uma unidade MUITO melhor do que as demais). Há um potencial enorme de novos feitiços, novas miniaturas e esquadrões mais inspirados. Por enquanto, recomendável para a galera querendo uma opção simples para a molecada ou um jogo de miniaturas super leve. Para os fãs de Magic, todas as ilustrações e cartas seguem nomes e ilustração do jogo mas não espere um "magic de miniaturas".

O embate épico do Jace contra a Liliana da minha primeira partida acabou com o Jace sendo emboscado por um grupo de Reavers após muitos counterspells terem sido usados. Não é um jogo que eu compraria agora mas ficarei de olho, caso venda bem e role expansões, será um forte candidato a desbancar o World of Warcraft MIniaturas, meu favorito no genêro. Pelo menos por enquanto.

Essa resenha foi escrita pelo amigo Fel Barros.

Nenhum comentário: