segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Dissecando : Capitão Jack Pott


Nesse fim de semana tive a oportunidade de jogar com meu filho o Capitão Jack Pott da Grow, joguinho que une tabuleiro e mídia digital e tem um resultado bastante satisfatório.

Falando um pouco dos componentes, eles mereciam um cuidado maior, as cartas são muito finas e o tabuleiro precisa sempre dar aquela "empenada para o outro lado" para ele ficar retinho na mesa, e a caixa também já está na hora da Grow dar uma repensada.

Todos os componentes (que mereciam uma atenção melhor).

Quanto ao jogo, ele é voltado para o público infantil, ele basicamente é um "roll and move" onde temos que encontrar o tesouro perdido do Capitão Jack Pott e ser o primeiro a levá-lo do navio naufragado.

O grande barato é a utilização de um app (android e iOS) que rege praticamente todas as ações do jogo. Nele rolamos o dado, ouvimos as pistas, vemos qual foi o prêmio que conseguimos encontrar e abrimos os baús.

Realidade aumentada na hora de abrir os baús.

Existem as decisões fora do app, como por onde andar e se usamos determinadas cartas para irmos a lugares específicos sem precisarmos da rolagem do dado.

O meu pequeno (que está com 7 anos) adorou as animações e gostou muito de como o jogo funciona utilizando as duas mídias. No geral o Capitão Jack Pott é uma boa dica para quem quer fazer essa ponte entre o digital e o analógico para levar a mulecada para os tabuleiros.

Andando pelo navio naufragado do velho Capitão Jack Pott.

17 comentários:

Diego Queiros disse...

Curti o jogo, apesar de ser um tanto quanto simples essa interação com o app da uma animada na jogatina, infelizmente ela é um pouco menos do que eu esperava, mas é um jogo que diverte(até certo ponto)...
Concordo 100% com as observações sobre as cartas e o tabuleiro, confesso que destaquei as cartas com o maior cuidado com medo de rasgá-las sem querer.

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Fala Diego... Mas ele é jogo pra criança mesmo, numa mesa sem os pequenos duvido até que divirta (hehehhehe)...

Unknown disse...

Alguém sabe o que fazer "O espírito ordena coloque a carta tesouro na casa do mastro do ninho do corvo perto do simbolo do tesouro"

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Fala Sergio, então, nunca vi esse tipo de dica... :(

luish disse...

um aluno está pesquisando boards que tem apps junto. Você sabe dizer quem criou este jogo? Tem autor na caixa?

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Fala Luish, não tem não, já procurei pelas internets da vida e não achei tb... :(

luish disse...

que estranho, não? Em um tempo que isto é muito valorizado, a Grow insiste no obscurantismo.

Sandra Saraiva disse...

Muito bom, mas gente pra que servem as figurinhas de tesouro/ baú, pequenininhos, ainda não entendi?
E outra coisa começo colocando o meu pião aonde eu quiser e saio andando?
Onde fica o tal mastro do navio?

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Vamos lá, vou tentar te ajudar... Pra mim o mastro é ali acima de um dos pontos roxos (mais a esquerda da bandeira), quanto as pequenas figuras, são pra marcar no mapa os pontos onde você passou e não tinha nada... Espero ter ajudado...

Unknown disse...

Quando vou na opção do baú e pedé pra direcionar a câmera no tabuleiro nada acontece. Me ajuda por favor

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Você baixou o aplicativo direitinho? se sim, era pra funcionar... Quando usávamos o iPad, as vezes era preciso ficar numa distância um pouco maior, tente isso, se afastar um pouco mais... Espero ter ajudado...

Gabriel Mendes disse...

Quando eu direciono a câmera, quando quero abrir um baú, as áreas do mapa ficam marcadas de acordo com a cor e só dá pra selecionar pela área e não pelo baú individualmente. Isso também acontece contigo?

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Eu não jogo ele a muito tempo... Mas até onde eu lembro é isso mesmo, ele marca a área e não um baú específico...

Unknown disse...

Câmera alguém sabe se as cartas que permitem roubar cartas dos outros jogadores aleatoriamente permitem roubar a carta tesouro? Porque aí nesse caso não seria mais aleatório uma vez que a carta tesouro fica virada pra cima

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

A gente jogava podendo roubar a carta de tesouro sim...

Ivy Summers disse...

Estou a procura de um jogo de cartas antigo parecido com esse, mas não lembro o nome. Sei que era uma caça ao tesouro e tinha cartas com múmias, lobisomens e vampiros, cartas de parede de tijolos(eram becos sem saidas), cartas com enigmas, cartas com bauzinhos de tesouro.. Alguém ja jogou? Sabe me dizer o nome por favor? Era da década de 80/90..

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Olá Ivy, não consigo lembrar desse não, infelizmente... Tenta procurar nos fórums da Ludopedia, talvez alguém possa te ajudar por lá : www.ludopedia.com.br