sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Resenha : Palmares


Ontem passei pelo Spoletto para rever os amigos e finalmente conseguir participar de um play-teste do Palmares, jogo criado pelo amigo Rodrigo Rego e que está já quase finalizado.

Em Palmares somos líderes de mocambos (aldeias dentro do Quilombo) e temos como missão prosperar e nos defender das investidas Bandeirantes.

Visão geral do protótipo.

O jogo é dividido em 10 turnos, no início do turno acontece um evento que pode ser algo relacionado aos mocambos ou uma invasão Bandeirante.

Depois disso os jogadores tem que alocar secretamente seus quilomeeples nas ações. Essas escolhas das ações ficou bem interessante, pois algumas ações são bem disputadas, e pode acontecer de você alocar pecinhas e não conseguir fazer a ação.

Tabuleiro de cada jogador, representando o seu mocambo e as ações possíveis.

No final das 10 rodadas temos uma última investida (muito cruel) e depois fazemos as pontuações baseadas na quantidade de quilomeeples e em uma série de outros fatores que adicionam ou retiram pontos dos jogadores.

Palmares foi idealizado para ser um jogo fiel a história do quilombo, e acho que o Rodrigo conseguiu passar bem isso, as ações são escassas, vivemos sempre com a tensão de estar bem protegidos contra as investidas Bandeirantes e ainda temos que nos preocupar em pontuar.

Tabuleiro central com os recursos, cartas de orixás e tracks de pontuação.

Acho que o jogo está 80% pronto, é só uma questão de balanceamento e de aparar algumas arestas, mas o "core" do jogo está pronto e funcionando muito bem. Ele terminado vai ser um euro médio, com duração de pouco mais de uma hora e vai servir bem como "gateway" para jogos mais pesados. Acompanharemos de perto esse projeto.

Um comentário:

Aline Costa disse...

Tive a oportunidade de jogar Palmares no último Castelo das Peças e gostei bastante. Espero muito poder tê-lo em breve na minha coleção.