quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Restrospectiva 2012

Em 2012 tivemos muita movimentação lúdica, apesar de uma Essen mais fraca aqui no Brasil a quantidade de lançamentos foi enorme e os planos para 2013 parecem ser ainda mais ambiciosos.

Aqui vão os meus 5 destaques do ano que passou para os amigos.

1. Campeonato Brasileiro de Catan

Pela primeira vez o torneio foi organizado pela GROW, e tivemos várias seletivas que culminaram na grande final em São Paulo e que levou o Campeão para representar o Brasil no Mundial acontecido nos Estados Unidos.

Mesa disputada no Campeonato Brasileiro de Catan.

2. O ano dos lançamentos nacionais

Acho que em nenhum outro ano tivemos tantas novidades nacionais saindo. Foram jogos independentes, novas editoras, novos designers, gente que arregaçou as mangas e fez acontecer. Alguns com sucesso, outros tendo que rever seus conceitos, mas o importante é que gente com a MS Jogos, a Galápagos, a Ceilikan, a Devir, a RDG, a Tercos, o Vince Vader, a Cosinha Verde, a Oficina Lúdica (acho que falei de todos) fizeram sua parte.

Gran Circo representando aqui os lançamentos nacionais de 2012.

3. Mais jogos importados no Brasil

Somado aos lançamentos nacionais, tivemos ainda a chegada de jogos importados via GROW, Galápagos e Devir. Clássicos como Carcassonne e jogos que fazem sucesso lá fora como o Summoner Wars e o Munchkin estão disponíveis nas lojas e com qualidade similar aos importados.

4. Financiamento coletivo como caminho

Nesse ponto tivemos duas iniciativas de sucesso. O pessoal da Coisinha Verde que conseguiu capitalizar o seu Card Goblins e os amigos da Galápagos que trouxeram o Summoner Wars em campanhas muito bem aceitas pelo público, mostrando que com um projeto bem estruturado dá para usar essa ferramenta aqui no Brasil.

O projeto do Summoner Wars sendo financiado com sucesso.

5. Eventos pelo Brasil

Aqui no Rio, em São Paulo, no Sul, no Norte, enfim os eventos continuam pipocando trazendo cada vez mais adeptos ao hobby.

Ainda não conseguimos fechar um grande evento nacional (nos moldes da antiga Festa do Peão de Tabuleiro), mas quem sabe 2013 é o ano de finalmente juntarmos os jogadores desse Brasil?

E é isso, 2012 foi embora e as perspectivas para 2013 são otimistas, pelo menos é o desejo dos jogadores, editores e claro, do pessoal aqui do blog.

3 comentários:

Mi Grandchamp disse...

Oi, achei o blog fazendo uma pesquisa no google sobre o jogo Dutch Blitz. Não sei se vcs já ouviram falar, se sim vcs saberiam me informar onde posso comprá-lo? Estou doida por um desse. Já pesquisei bastante e sei que aqui no Brasil não tem. Se vcs tbm souberem de algum jogo que seja similar ajudaria muito tbm.
Muito obrigada e parabéns pelo blog.

Cacá disse...

Olá... Acho que você está falando do Ligretto...

Na Funagain acho que você encontra : www.funagain.com

Espero ter ajudado... =)

Diego Queiros disse...

2012 foi realmente um ano muito bacana pra quem curte jogos de tabuleiro. Eu sempre curti muito mas peguei pra acompanhar o cenário(logs, lançamentos e tudo mais) só mesmo no começo de 2012 e aproveitei pra junto começar a minha coleção, e só tenho a comemorar, muitos lançamentos bacanas, muitos jogos independentes excelentes sendo lançados e os blogs com conteúdos totalmente excelentes. Parabéns pelo conteúdo e pode ter certeza que mesmo eu não comentando muito eu to sempre passando por aqui e curtindo o conteúdo!