quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Lembra desse? Interpol



Criado em 1983 por um grupo de autores sob o nome de Scotland Yard (não confundir com o nosso Scotland Yard), o Interpol chegou ao Brasil ainda nos anos 80 trazido pela GROW.

Nele um jogador é o Mister X e tem como objetivo conseguir escapar depois de um número de rodadas, enquanto os outros jogadores rodam por Londres atrás do meliante.


Componentes do jogo e a tabela de ações do Mister X.

O vilão vai andando incognito pelo tabuleiro, planejando seu percurso numa tabuleta e em determinadas rodadas ele é obrigado a se mostrar.

O legal é esperar o momento em que Mister X dá as caras no tabuleiro para os outros jogadores verem se estão próximos de agarrá-lo ou vão ter que pagar mais passagens para prender o carinha.


Forma inteligente do peão sempre mostar a casa onde ele está.

O sistema de movimentação é bem legal com as fichas de metrô, ônibus e barco com as numerações do tabuleiro e eu posso estar até enganado, mas esse deve ter sido o primeiro jogo cooperativo a aparecer por essas bandas.

A Grow ainda hoje publica o Interpol dando novas caras (inclusive o mapa de Nova York foi introduzido) e mesmo depois dos jogos modernos ele ainda diverte um bocado.

6 comentários:

Paulo Roberto disse...

Lembro quando ganhei um jogo de meus pais quando moleque, pena que joguei poucas vezes, nem sei o que fiz com aquele jogo, agora estou tentando correr atras desses jogos...

Marcelo disse...

Olá Paulo! O Clube de Jogos Anos 80 - CJ80 tem todos estes jogos e, talvez mais alguns, num acervo de mais de cem. Por acaso vc é do Rio? Se for, faça um cadastro em www.ilhadotabuleiro.com.br e procure nossa página, na seção de clubes. Ele está no topo da lista. Abços!

Manuel disse...

Oi. Ainda podemos comprar no Brasil? Onde? Obrigado.

Cacá disse...

Oi.. Ainda acha-se em lojas como a Ri-Happy e a PB Kids... Ele hoje em dia tem uma capa mais "modernosa", mas tirando isso é basicamente o mesmo jogo... :)

Marco Antonio disse...

Olá. Poderia me ajudar com 1 questão? Quais os HIT JOGOS de tabuleiro em 1993 no Brasil?

Muito Obrigado :)

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Cara, 93 tem tempo, ehehheheeh... Mas acredito que na época eram os hits atemporais como WAR, Detetive e Banco Imobiliário... Nessa época Perfil e Imagem & Ação também faziam muito sucesso, pelo menos na minha turma... Acho que é isso, abraços...