segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Resenha : YN



Como prometido vou começar a semana de resenhas pelo lançamento da Hidra Games, o YN.

Criação do designer Vince Vader é o segundo jogo na série dos Elementos, representando a terra os jogadores terão que arrumar suas cadeia de montanhas (dados) da melhor forma possível numa terra em formação.

O jogo funciona com os jogadores inicialmente criando um setup de dados que variam de 4 seguidos até apenas um dado, e cada um também recebe uma série de pequenas pedras que servem como forma de atrapalhar a colocação dos dados no tabuleiro.


Tabuleiro do YN durante o jogo. Foto BGG.

Em cada rodada um dos jogadores colocam uma das suas cordilheiras no tabuleiro à partir de uma previamente colocada, e após isso colocam uma das pedrinhas.

O jogo prossegue até que um dos jogadores coloque todos os seus dados no tabuleiro ou até que nenhum dos dois consiga mais colocar. Na primeira hipótese se o segundo jogador também conseguir colocar seus últimos dados os dois partilham a vitória, e no segundo caso quem tiver a menor quantidade de dados não colocados ganha.


Evento de lançamento na Ludus em SP. Foto BGG.

YN é um jogo inteligente, rápido (cada partida dura em média uns 20 minutos), com alta rejogabilidade e que vai agradar tanto aos jogadores mais pesados quanto ao povo que está começando no hobby.

Um comentário:

jp_limac disse...

Muito interessante, por ser rápido e ter profundidade, aparentemente agradando casuais e hardcores.